Escrever sobre a Ilha do Pico, isso é descrever o indescritível! Nada como ver com os próprios olhos aquele paraíso. Cheirar, tocar, ouvir, provar e sentir.
VISÃO !
O azul escuro do mar, o verde denso da floresta, o labirinto de muros de basalto das vinhas da Criação Velha. A paradisíaca Praia do Porto de São Caetano com a montanha do Pico mesmo por detrás e a paisagem de cortar a respiração ao longo da estrada que leva à Casa de Montanha. A subida vagarosa ao Pico, a Lagoa Rosada, do Capitão, do Paul, do Peixinho…
Tantas e tão bonitas, a beleza da Baía do Canto e do Miradouro da Terra Alta, a Baía do Calhau Miúdo, a Poça Branca, a Ponta Negra…
Fica tanto, mas tanto por contar.
A paradisíaca Praia do Porto de São Caetano com a montanha do Pico mesmo por detrás e a paisagem de cortar a respiração ao longo da estrada que leva à Casa de Montanha. A subida vagarosa ao Pico, a Lagoa Rosada, do Capitão, do Paul, do Peixinho…
OLFACTO
Cheiro a mar, cheiro a terra, a campo… “cheiro” a tranquilidade.
TACTO
O frio das ondas do mar que provoca um arrepio bom, os raios de sol a aquecer a pele, a erva macia das montanhas e a aspereza do chão de lava…
AUDIÇÃO
Os “Bons dias” com que sou recebida pela vizinha do lado e as palavras amigas que ouço de cada habitante da ilha. Fechar os olhos e ouvir o bater das ondas do mar, o som da chuva que teima em aparecer, o chilrear dos pássaros na floresta… o som do silêncio.

PALADAR
As lapas grelhadas, o pão de milho quentinho cheio de manteiga a derreter. A frescura do peixe do mar, o doce da Angelica e os deliciosos queijos da ilha.

Os Vinhos dos Açores são outra experiência que nos faz sentir o que esta terra nos pode dar. Existem os famosos Brancos mas também os Tintos e Rosés podem ser degustados em harmonização com os produtos típicos da ilha.
Não tenho palavras suficientes para descrever tamanha beleza.
Apenas sei que tenho de voltar.
2 comments On Ilha dos Sentidos
Este destino já consta do meu roteiro, lugares a visitar, mas agora ainda fiquei com mais vontade!
Paisagens lindas, fotos fantásticas e belíssimo texto. Parabéns e Obrigada!
Muito bom artigo. Os meus parabéns!!!!
Comments are closed.