Ilha dos Sentidos

Escrever sobre a Ilha do Pico, isso é descrever o indescritível! Nada como ver com os próprios olhos aquele paraíso. Cheirar, tocar, ouvir, provar e sentir.

VISÃO !

O azul escuro do mar, o verde denso da floresta, o labirinto de muros de basalto das vinhas da Criação Velha. A paradisíaca Praia do Porto de São Caetano com a montanha do Pico mesmo por detrás e a paisagem de cortar a respiração ao longo da estrada que leva à Casa de Montanha. A subida vagarosa ao Pico, a Lagoa Rosada, do Capitão, do Paul, do Peixinho…

Tantas e tão bonitas, a beleza da Baía do Canto e do Miradouro da Terra Alta, a Baía do Calhau Miúdo, a Poça Branca, a Ponta Negra…

Fica tanto, mas tanto por contar.

A paradisíaca Praia do Porto de São Caetano com a montanha do Pico mesmo por detrás e a paisagem de cortar a respiração ao longo da estrada que leva à Casa de Montanha. A subida vagarosa ao Pico, a Lagoa Rosada, do Capitão, do Paul, do Peixinho…

OLFACTO

Cheiro a mar, cheiro a terra, a campo… “cheiro” a tranquilidade.

TACTO

O frio das ondas do mar que provoca um arrepio bom, os raios de sol a aquecer a pele, a erva macia das montanhas e a aspereza do chão de lava…

AUDIÇÃO

Os “Bons dias” com que sou recebida pela vizinha do lado e as palavras amigas que ouço de cada habitante da ilha. Fechar os olhos e ouvir o bater das ondas do mar, o som da chuva que teima em aparecer, o chilrear dos pássaros na floresta… o som do silêncio.

As Típicas Vinhas rodeadas e protegidas pelas pedras recolhidas que formaram muros.

PALADAR

As lapas grelhadas, o pão de milho quentinho cheio de manteiga a derreter. A frescura do peixe do mar, o doce da Angelica e os deliciosos queijos da ilha.

As Lapas são uma iguaria da ilha

Os Vinhos dos Açores são outra experiência que nos faz sentir o que esta terra nos pode dar. Existem os famosos Brancos mas também os Tintos e Rosés podem ser degustados em harmonização com os produtos típicos da ilha.

Não tenho palavras suficientes para descrever tamanha beleza.

Apenas sei que tenho de voltar.

2 comments On Ilha dos Sentidos

  • Avatar

    Este destino já consta do meu roteiro, lugares a visitar, mas agora ainda fiquei com mais vontade!
    Paisagens lindas, fotos fantásticas e belíssimo texto. Parabéns e Obrigada!

  • Avatar

    Muito bom artigo. Os meus parabéns!!!!

Comments are closed.

Site Footer

Sliding Sidebar

Gourmet Da Vila

Gourmet Da Vila

Somos uma empresa que procura e seleciona o que de melhor se faz em Portugal. A nossa maior ambição é ser a sua loja preferida quando procura os melhores produtos portugueses de grande qualidade.

Ultimos Artigos

Facebook